Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Escolas proíbem apelidos que humilham estudantes


Após tragédia no Rio, onde 12 crianças foram mortas por ex-aluno, professores estão mais atentos à discriminação no ambiente escolar
Leticia Orlandi
Visando evitar humilhações e discriminação, escolas da Grande Vitória proíbem que alunos deem apelidos pejorativos, ou negativos, aos colegas. Depois da tragédia na escola de Realengo, no Rio de Janeiro, no dia 7 de abril – em que um ex-aluno entrou na escola atirando ematou 12 crianças –, professores de escolas da Grande Vitória passaram a ficar mais atentos dentro de sala. Isso porque o atirador Wellington Menezes de Oliveira deixou cartas e vídeos com a motivação do crime: humilhações com apelidos e agressões, conhecidas como bullying, que sofreu de colegas enquanto estudava no local. Na Grande Vitória, os apelidos não são tolerados pelas instituições de ensino e professores e coordenadores ficam atentos para notar alguma mudança no comportamento. Dependendo do caso, o aluno pode até ser expulso. 
O QUE AS ESCOLAS FAZEM

Darwin
> O BULLYING é trabalhado em várias disciplinas. Apelidos que ofendem os alunos também não são tolerados.
Ludovico Pavoni
> ALUNOS NÃO PODEM usar apelidos pejorativos contra colegas. Caso isso aconteça, pais assinam um termo de compromisso para que a situação não se repita.
Primeiro Mundo
> É FEITO um trabalho para identificar um comportamento agressivo com indicação de especialistas, além de ministradas palestras sobre o tema.
Salesiano
> OS PROFESSORES são orientados a ficar atentos aos comportamentos dentro da sala de aula. Profissionais ficam atentos até mesmo no recreio, para que não haja apelidos humilhantes.
Marista
> OS APELIDOS também são proibidos e o aluno pode levar advertência.
Monteiro Lobato
> LEVAM especialistas sobre bullying para dar palestras. Não pode haver desrespeito entre alunos na escola, como um apelido que não goste.
Crescer
> É PROIBIDO colocar apelidos nos colegas ou usar de deboche. Os professores ficam atentos às brincadeiras e, quando percebem comportamentos agressivos, conversam com os alunos e chamam a família.
Escola da Ilha
> PAIS E PROFESSORES se reúnem mensalmente para discutir assuntos da escola, como a agressividade. Todas as relações de conflito são trabalhadas pela escola.
Contec
> AS BRINCADEIRAS de criança passaram a ser olhadas com ar mais sério. Apelidos não são tolerados e são considerados atos de indisciplina grave, levando até à expulsão.
Escolas estaduais
> DE ACORDO com o regimento, cometer bullying e usar apelidos racistas e preconceituosos são atos infracionais.
> SE O ALUNO NÃO CUMPRIR, pode levar advertência, suspensão ou até transferência compulsória.
Vitória
> AS ESCOLAS do município apostam na mobilização estudantil para que o bullying seja combatido. Os alunos desenvolvem debates na escola e levam o assunto para a comunidade.
Vila Velha
> AS ESCOLAS municipais também fazem trabalhos para evitar casos de discriminação entre os alunos.
Serra
> ALGUMAS escolas municipais desenvolvem projetos que trabalham o assunto humilhação. As regras são definidas por cada escola.
Fonte: Escolas consultadas.
http://www.redetribuna.com.br/

Um comentário:

  1. Olá parabéns pela multiplicação desta matéria, deixo aqui o site de um dos projetos que fora falado na reportagem "Projeto Colorir" para que juntos possamos ampliar ainda mais a rede de combate a violência na escola.
    www.projetocolorir.com

    ResponderExcluir