Pesquisar este blog

sábado, 26 de novembro de 2011

CANADÁ: Lady Gaga envia vídeo anti-bullying para escola de Toronto

A superstar Lady Gaga deu um impulso de grande visibilidade aos esforços de um estudante de Toronto para acabar com o bullying esta sexta-feira.

Jacques St. Pierre, de 17 anos, está no 12º ano de escolaridade e é presidente da associação de estudantes da Escola de Artes Etobicoke (ESA). Pierre suportou o assédio moral durante os anos no ensino básico e queria fazer algo para aumentar a consciência da sociedade sobre este problema.

"Fui chamado de miúdo gay, bicha, porque eu gostava de fazer parte do teatro na escola", disse em entrevista à CBC. "Perdi o meu melhor amigo porque ele juntou-se com os bullies. Não é divertido, eu estive lá, eu fui intimidado. Antes disso, eu não sabia que o bullying podia afetar as pessoas de forma tão severa."

Jacques organizou uma assembleia na escola com o tema anti-bullying. Ele também reuniu declarações de colegas que se comprometeram a ajudar a combater o problema. Mas ele também enviou dezenas de e-mails para celebridades, pedindo-lhes ajuda.

Foi então que recebeu um e-mail que não vai esquecer tão cedo. O assunto ara: 'Para Jacques de Lady Gaga" e tinha um link para um vídeo para a sua assistência. Lady Gaga tinha preparado um vídeo de propósito para ele. Jacques nem queria acreditar.

No vídeo Lady Gaga elogia Jacques pelo seu trabalho para combater o bullying em geral, e o bullying dirigido a gays e lésbicas em particular.

"Eu só queria te dizer como estou orgulhoso de ti por seres um forte defensor da comunidade LGBT na sua escola", disse Gaga. "Deveria haver mais monstrinhos como tu."

"O meu pai guarda todas as cartas que recebe dos fãs, e eu li a tua e queria enviar este vídeo para ti. É importante que nós expandamos as fronteiras do amor e da aceitação."

Jacques ficou impressionado com a dedicação da cantora. Referindo que ela usou 20 minutos do seu dia para escrever um discurso, sentar-se à frente de um teleponto, produzir-se toda e ler diretamente para a escola dele. "É fantástico!" conclui.

A assembleia contou com canto, dança e a transmissão do vídeo de Lady Gaga que tinha sido mantido em segredo. Também foi apresentado o vídeo do Rick Mercer que tem tido grande popularidade na internet.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

RJ: ENTRA EM VIGOR LEI PARA COMBATER O BULLYING NAS ESCOLAS

O Rio de Janeiro passou a contar com um programa de Prevenção e Conscientização do Assédio Moral e Violência nas escolas. Foi publicado no Diário Oficial do Executivo desta quarta-feira a lei 6.084/11, de autoria do deputado Chiquinho da Mangueira (PMDB), que busca combater o bullying: a violência física e psicológica no ambiente escolar.
O programa deverá ser desenvolvido no Estado através de ações multidisciplinares, com atividades didáticas para conscientização, orientação e prevenção das agressões. A proposição também define um conjunto de 10 metas para o programa, que vão da prevenção e combate da prática nas escolas ao auxílio a vítimas e agressores.
O autor informou que o texto foi precedido por quatro meses de pesquisa. "Fizemos trabalho de pesquisa com alunos universitários, dentro das escolas públicas e chegamos à conclusão de que alguma coisa precisava ser feita para combater esse problema no estado", acrescentou.
Para o deputado, o programa aumentará a conscientização sobre as agressões, que, segundo ele, vêm crescendo. "Se o Governo não tomar uma atitude, envolvendo a sociedade, teremos problemas mais sérios no futuro", aponta. O projeto foi aprovado com emenda do deputado licenciado Rafael Picciani (PMDB), que inclui entre as práticas que caracterizam o bullying (como insultos pessoais, ataques físicos, grafites depreciativos e isolamento social) o cyberbullying.

domingo, 6 de novembro de 2011

Lady Gaga cria ONG para combater bullying

Lady Gaga criou a Fundação Born This Way
Foto: Getty Images

A cantora Lady Gaga anunciou nesta quarta-feira (2) o lançamento da Fundação Born This Way para apoiar jovens de todo o mundo a lutar contra o bullying, tendo a colaboração da Universidade de Harvard, entre outras instituições.
"Juntos esperamos estabelecer um padrão de coragem e amabilidade, assim como uma comunidade em nível mundial que proteja e encoraje outros contra o bullying e o abandono", disse a artista nova-iorquina de 25 anos, em comunicado.
A ONG promoverá iniciativas para ajudar os jovens em temas como confiança própria, luta contra o bullying e desenvolvimento profissional, além de utilizar "a mobilização social como um dos meios para conseguir uma mudança positiva", diz a nota.
A fundação - que também conta com o envolvimento da mãe da cantora, Cynthia Germanotta - recebe o nome do último disco de Lady Gaga e começará a atuar no ano que vem, com a colaboração da organização California Endowment e da Fundação MacArthur, além da Universidade de Harvard.
Em diversas ocasiões, a cantora expressou sua consternação pela morte de jovens vítimas de bullying na escola, como a do adolescente nova-iorquino Jamey Rodemeyer em setembro passado, aos 14 anos de idade.
Após conhecer o caso de Jamey, a artista nova-iorquina disse pelo microblog Twitter que sentia "muita raiva" do incidente e admitiu que era "difícil sentir amor quando a crueldade leva a vida de alguém".
Segundo o site da fundação (www.bornthiswayfoundation.org), a entidade buscará dar poder aos jovens através da coragem, dar ênfase à humanidade e promover o individualismo através do amor.